segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Quiabo: incrível poder antioxidante

Quiabo-incrível-poder-antioxidante2.JPG
A informação pode surpreender alguns, mas o quiabo possui um incrível poder antioxidante. É considerado altamente nutritivo pela comunidade científica internacional. Tanto potencial deve-se a alta concentração de nutrientes encontrados em sua casca.
Sua maior riqueza é de vitamina A, carotenoides, luteína, xanthin e flavonoides, sendo no reino vegetal, aquele que fornece maior abundância deste grupo de antioxidantes. É ótimo protetor da saúde ocular, e também da oral. Este conjunto de nutrientes também é de grande importância para prevenir o câncer de pulmão.

Benefícios medicinais

É indicado para aqueles que pretendem controlar, ou perder excesso de peso. Cada 100 gramas de quiabo contêm apenas 30 calorias. Não possui gordura saturada, nem colesterol. É sim, fonte abundante de fibra alimentar e de folatos. Uma vagem média de quiabo fornece 36% do Valor Diário Recomendado em Vitamina C. Por conta de seu perfil nutricional, auxilia no tratamento do peristaltismo, ajuda a combater a constipação, e provem o corpo dos recursos necessários para eliminar agentes infecciosos. Também reduz a tosse e o resfriado, e combate a ação de radicais livres.
Muito comum na região do Cerrado brasileiro, é rico em vitaminas do Complexo B, como a piridoxina, a tiamina, no Ácido Pantotênico, e em Vitamina K. Juntos, estes nutrientes promovem a sinergia alimentar necessária para manter a pele jovem e nutrida. Outro aspecto importante é que levam o corpo a produzir as enzimas necessárias para o fortalecimento dos ossos, e para evitar que o sangue se coagule com facilidade. Um quiabo pode, ainda, nutrir o organismo com minerais, como o cálcio, magnésio, ferro e o manganês.
Para consumi-los, escolha quiabos frescos, novos e bem verdes, evitando aqueles que tenham manchas, ou que estejam amarelados. Lembre-se que quanto mais fresco, maior será seu potencial antioxidante.
Quiabo-incrível-poder-antioxidante3.JPG
Para prepará-los, um bom método para livrar-se do excesso de mucilagem (aquela baba característica), lave, e corte-os ao meio no sentido vertical, e seque-os com um pano. Cozidos, são uma opção diferente e nutritiva para acrescentar numa salada. Experimente essa receita muito popular na região do Caribe: quiabo com alface, nozes, tomate cereja, uvas pretas e queijo parmesão ralado por cima.
As folhas do quiabeiro também são nutritivas. Poderá acrescentá-las numa sopa, ou também em uma salada.
Fonte :  http://www.outramedicina.com/1140/quiabo-incrivel-poder-antioxidante

Nenhum comentário:

Postar um comentário