sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vitamina de Banana Saudável



Ayurveda, tem uma abordagem lógica e científica para determinar a dieta ideal para cada indivíduo. Vata, pitta e kapha, o conceito  tri-dosha, é um dos fatores levados em consideração para a escolha dos alimentos a ser ingeridos por cada pessoa. Ayurveda tem uma visão  bastante diferente da visão "tradicional" de uma dieta equilibrada, ou seja, comer diariamente a partir dos grupos de alimentos básicos: Carne, laticínios, frutas, grãos e legumes, vitaminas, mineiras...

Segundo a literatura Ayurvédica, tal esquema não é suficiente para nos levar ao caminho da boa saúde.

O terapeuta e nutricionista ayurvédico deve prestar atenção à situação atual de saúde do paciente, o estilo de vida, desequilíbrios, historio e condição  de seu agni (fogo digestio) ao fazer sugestões em relação à dieta.

Segundo a Ayurveda, cada alimento tem seu próprio sabor (rasa), virya (propriedade de aquecer ou resfriar) e vipak (efeito pós-digestivo). 

 Embora seja verdade que o Agni de um indivíduo em grande parte determina o quão bem ou mal o alimento é digerido, as combinações de alimentos também são de grande importância.
Quando duas ou três substâncias  diferentes no efeito de energia, sabor e pós-digestivo são combinadas, o  agni pode ficar sobrecarregado e a digestao não acontece por completo, favorecendo a  produção de toxinas no sistema.

Os alimentos podem então permanecer no estômago durante sete a oito horas. 
Esses mesmos alimentos, se consumidos separadamente podem estimular o agni, ser digeridos mais rapidamente e até mesmo ajudar a queimar ama. 
 Assim, a ingestão  de alimentos incompatíveis, ou seja, alimentos que não são digeridos corretamente quando combinados  de forma inadequada pode produzir indigestão, fermentação, putrefação, e formação de gases.
 Esta condição, se prolonga, pode levar ao acumulo de ama e desencadear desequilíbrios e patologias.

 Por exemplo, comer bananas com leite pode diminuir agni, alterar a flora intestinal produzir toxinas e ainda  causar congestão nasal, resfriado, tosse e alergias.

Saúde e conhecimento a todos


Receita de Vitamina de banana ayurvédica by Laura Pires

Rende 2 copos

2 bananas
50g de coco fresco
10 amêndoas sem casca
250 ml de água mineral
1 colher de chá de cardamomo
1 pitada de canela em pó
mel ou açúcar demerara gosto

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida
Fonte  http://buscadaessencia.blogspot.com.br/2012/04/ayurveda-tem-uma-abordagem-logica.html?spref=bl

Nenhum comentário:

Postar um comentário