sábado, 28 de abril de 2012

Atitude Meditativa


Uma pessoa passeia pelo parque, caminha pela rua, dirige seu carro, anda de bicicleta, sentada almoçando, descansando no seu intervalo de trabalho, cozinhando, enfim. Está seguindo o ritmo do seu dia.
Até aí, parece tudo normal. Mas vamos tentar colocar estas circunstâncias dentro de nós, o nosso dia. O que passa pela minha mente durante as diversas etapas do meu dia? Muita coisa né.
Atitude Meditativa significa, estar consciente de cada momento da nossa existência, estar presente. Para muitos isto é muito difícil pois, certamente, fazem uma coisa pensando noutra.
Por exemplo, se estou escrevendo este artigo, eu preciso estar presente nele, senão provavelmente não ficará bom.
Se eu estou dirigindo, preciso ficar atento ao volante, ou poderei causar um acidente.
É comum ouvir: “Tenho que estar sempre pensando lá na frente.”
Pois bem, pensar lá na frente, faz com que não enxerguemos o que está na nossa frente. E perdemos toda a beleza daquele momento.
O ser humano tem uma dificuldade muito grande em aceitar seu tempo de existência, quando é jovem quer “crescer rápido”, quando está mais velho, começa a lutar para recuperar o “tempo perdido”.
Se cada um aprendesse a situar-se no seu tempo presente e realizar seu presente, certamente viveria mais feliz.
Muitos dos nossos contratempos, problemas, e adversidades acontecem por não estarmos concentrados e presentes no aqui e agora. Nossa ansiedade brota dessas circunstâncias. E você sabe que atitudes e decisões tomadas em estado de ansiedade geralmente são desastrosas. O nível de acerto é bem pequeno.
Com tanta informação sendo jogada em cima de nós o tempo todo, ficamos com dificuldade para manter nosso foco. Nossa noção de consciência presente às vezes se perde.
Não saber de algum acontecimento que não é relevante para a sua vida não deve ser motivo de constrangimento. Nem tudo é importante para todos na mesma proporção.
Para encontrar a Atitude Meditativa dentro do seu dia, basta você prestar atenção naquilo que você está fazendo. Colocar o seu corpo e a sua mente em sintonia.
Uma pessoa que além dessa postura de Atitude Meditativa, pratica a Meditação propriamente dita, na sua casa ou numa escola de Yoga e Meditação, certamente vive de maneira mais completa e conectada com tudo que está na sua volta. Sendo assim, ela é capaz de desenvolver a capacidade de detectar oscilações energéticas ao seu redor que podem lhe causar eventuais distúrbios de qualquer natureza, e com essa capacidade ela pode posicionar-se preventiva e energeticamente a ponto de evitar estas desarmonias.
Desenvolver uma Atitude Meditativa vai levar você a ter uma vida mais consciente e feliz.
Professor Reneu Zonatto
FONTE  http://yogamahadeva.com.br/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário