segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ENXERGAR É VER COM O CORAÇÃO.

                     
Para reflexão: UMA HISTÓRIA HINDU
Numa cidade da Índia viviam sete cegos, que tinham alguma sabedoria. Como os seus conselhos eram quase sempre muito úteis, todas as pessoas que tinham problemas recorriam à ajuda deles.

Eram amigos, mas havia, uma certa rivalidade entre eles, o que, de vez em quando, causava uma discussão sobre qual seria o mais sábio.

Em certa oportunidade, depois de muito conversarem acerca da Grande Verdade da Vida, não chegaram a um acordo. O sétimo cego ficou muito contrariado, resolvendo morar sozinho numa caverna de montanha. Antes de ir embora, falou aos demais: "- somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor, o que as pessoas não alcançam. Em vez de aconselhar aos necessitados, vocês ficam aí discutindo, como se quisessem vencer uma competição. Não concordo com isso! Vou-me embora!".

Sete meses depois, chegou à cidade um homem montado num enorme elefante. Os cegos, que nunca haviam tocado num paquiderme, foram para a rua ao encontro dele. O primeiro apalpou a barriga do animal, declarando: "trata-se de um ser gigantesco e fortíssimo! Posso tocar nos seus músculos e não se movem, parecendo paredes!" Mas o segundo cego, tocando as presas do elefante, afirmou: "- que bobagem! Este animal é pontudo como uma lança, uma verdadeira arma de guerra!" Então, alguém falou: "- ambos se enganam!" Era o terceiro cego, que apertava a tromba do elefante. E acrescentou: "- este animal é idêntico a uma serpente! Contudo não morde, porque é desdentado. É como uma cobra mansa e macia." Em seguida, bradou o quinto cego, logo após mexer nas orelhas do elefante: "- vocês estão loucos! Este animal não se parece com nenhum outro, pois os seus movimentos são ondulatórios, como se o seu corpo fosse uma cortina." Na seqüência o sexto cego, tocando a pequena cauda do elefante, concluiu: "- todos vocês estão completamente errados" Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. O que há com vocês?" E assim, ficaram, por longos minutos, debatendo aos gritos. Então o sétimo cego, que descera a montanha procurando víveres, apareceu conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, solicitou que o menino desenhasse, na terra macia, a figura do elefante.

Após tocar cuidadosamente os contornos do desenho, percebeu que todos os seis cegos estavam certos parcialmente, mas, ao mesmo tempo, bastante enganados. Agradeceu ao garoto e atestou: "- é assim que os homens se comportam perante a Verdade. Mal tocam numa parte e já pensam que é o Todo!" A seguir, se afastou de seus antigos companheiros, entendendo que eles continuavam sem enxergar . . .




"QUEM OLHA PARA FORA, SONHA. QUEM OLHA PARA DENTRO, DESPERTA." (CARL JUNG).
Fonte : http://anjodeluz.ning.com/profiles/blogs/uma-hist-ria-hindu

Nenhum comentário:

Postar um comentário