terça-feira, 28 de junho de 2011

A CURA PELAS FLORES

Posted: 2011-06-28 13:30:36 UTC

A CURA PELAS FLORES

Desde o início da história da humanidade, os homens se utilizam das plantas para sua alimentação e saúde.
Há relatos de que alguns povos há mais de 5.000 anos se utilizavam do orvalho encontrado nas plantas como tratamento.
Paracelso, médico alquimista do século XVI, também tratava o desequilíbrio dos seus pacientes com as gotas de orvalho recolhidas das plantas. Ele e Giambattista della Porta desenvolveram a Doutrina das Assinaturas, um estudo que defende que a forma física das plantas têm relação direta com as suas principais propriedades.


PORQUE AS FLORES

Dentre todos os reinos (mineral, vegetal e animal) e ao contrário do que se pensa, as plantas são tão ou mais complexas do que os animais a partir da observação biofísica destes indivíduos. Assim como nos animais, as plantas têm sua singularidade mesmo dentro de sua família, gênero e espécie. Cada planta é um indivíduo cujas características são únicas. Dentre todas as roseiras, por exemplo, não há um único “pé” igual a outro na compreensão da botânica.
A flor é considerada a parte mais nobre das plantas devido ao grau de complexidade e sofisticação, desde o seu desenvolvimento até toda a articulação e logística necessária para a sua reprodução. E é da flor que surgem o fruto e/ou a semente.
Assim, todo o “vir a ser”, todas as potencialidades da planta estão contidas nela. Na flor, encontram-se todas as qualidades das plantas no seu ponto máximo de exuberância, expostos para o mundo.

PESQUISA E OBSERVAÇÃO

A pesquisa e observação das essências florais compreendem um processo que se inicia na observação da planta com suas características físicas e seu meio, e também no estudo das experiências das pessoas que se utilizam das essências. Por mais complexos e singulares que sejam os indivíduos na sua resposta a cada essência ingerida, não se comparam a amplitude de observação e percepção que são utilizados nos estudos das plantas das quais são desenvolvidas as essências.
Dentro das pesquisas das plantas são utilizadas as informações fitoterápicas de várias culturas ou tradições que se tem conhecimento. Porém, supera em muito a observação física da planta, com sua forma particular, cores, aromas, seu padrão de crescimento, sua inflorescência, seu habitat, sua classificação botânica e como se relaciona em seu meio, para compreender o conceito da essência que será produzida e suas características.
A partir da compreensão alquímica de que a natureza é escrita numa linguagem que podemos identificar e traduzir podemos deduzir muito do significado das características das famílias botânicas e todas as suas características físicas.


O QUE SÃO OS FLORAIS?

As essências florais são extratos líquidos de flores, com seguimento vibracional para trabalhar harmonizando estados mentais, emocionais e espirituais em desequilíbrio.

As essências florais agem por meio dos vários campos de energia do ser humano, influenciando o bem estar mental, emocional e físico, assim cuidando do aspecto interior, estes refletem na saúde física evitando doenças psicossomáticas.

As essências dos florais de Bach, por exemplo, são em número de trinta e oito, trinta e sete são extraídas de arbustos e flores e uma, de água de fonte pura, mas não existe apenas Bach, são conhecidos também outros como de Minas, da Califórnia, de Bush, Alaska etc.

Algumas empresas já vêm adotando a terapia floral como alternativa para agregar qualidade de vida a seus funcionários.
A terapia floral é constituída de três fases, a saber: Diagnóstico, Prioridades, Escolha da essência Especifica, e devido ao grande interesse hoje já existem mais de duas mil essências conhecidas.

Como precursor, os florais do Dr. Bach são os mais utilizados, nascido em Gales no ano de 1886 fez Medicina, mas sua paixão era a natureza, sentia intuitivamente que ela oferecia os meios de cura, tudo estava lá só precisariam ser buscados. Durante toda sua vida dedicou-se a estas pesquisas e sabemos hoje por depoimentos de cura que é inegável o sucesso terapêutico dos florais na obtenção do equilíbrio emocional.

Os florais passaram a ser os ¨catalisadores espirituais¨ capazes de preencher os vazios energéticos causados pelo stress ou pelas emoções negativas.

Na verdade os florais abrem nossos canais de percepção para o nosso Eu Superior.
Cada signo do Zodíaco sabe exatamente onde o seu "calo aperta". Um é muito impaciente, outro pensa em tanta coisa que não consegue concretizar nada, outro se sente desconfortável diante das mudanças...

E diante das fraquezas de cada signo foi indicada uma essência de flores para que utilizando desta técnica você consiga harmonizar seus sentimentos.

ÁRIES: conhecido por seu imediatismo, nunca tem paciência de deixar as coisas acontecerem. Impulsivo e cheio de iniciativa, não admite depender dos outros para fazer algo. Tomar a essência impatiens trará calma e paciência.
Mensagem: Conviva em harmonia com os outros, agindo com gentileza, paz e calma.


TOURO: Sempre em busca de segurança material, grande apreciador dos confortos e da boa mesa. Fica totalmente perdido quando algo não sai como planejou. Gentian é o floral da autoconfiança ajudando a superar os desafios. É a essência que resgata a fé.
Mensagem: Eu serei bem sucedido!


GÊMEOS: Um signo do elemento ar, traz para seus nativos certa dualidade. Capaz de mudar de idéia a cada instante. O caminho então é cuidar desta ¨dispersão¨ e o Floral Cerato contribuirá para que consiga fazer escolhas com firmeza e manter-se nelas até o fim.
Mensagem: Encontre confiança em sua intuição e em suas decisões e a acredite em sua capacidade de julgar.


CÂNCER: Seu elemento água faz deste nativo um indivíduo muito mais preocupado com os outros do que consigo mesmo, esquecendo-se facilmente de si mesmo. Guardam, cultivam e remoem acontecimentos do passado, por isto seu Floral é Clematis.
Mensagem: O futuro nasce do presente.


LEÃO: Entusiasmo, esta é palavra chave dos nativos deste signo, mas normalmente caminham por extremos indo da maior euforia à maior apatia. Então, seu Floral é o Vervian.
Mensagem: Concilie opinião e entusiasmo com equilíbrio e limites.


VIRGEM: Extremamente perfeccionista e exigente, especialmente consigo mesmo. O caminho é buscar que não se cobre demais e nem se torne o chato e ¨cri-cri¨ apontando a todo instante os defeitos alheios, então seu Floral é o Centaury.
Mensagem: Mantenha a boa vontade sem se perder de si mesmo.


LIBRA: Seu símbolo é uma balança e nela pretende pesar os prós e contras cuidadosamente para não errar; o dilema surge sempre que uma escolha precisa ser feita. Isto muitas vezes implica em sérias dificuldades de optar por algo, sendo assim seu Floral é o Scleranthus.
Mensagem: Ganhe equilíbrio, determinação e confiança para enfrentar dilemas. Escolha com rapidez e aproveite as oportunidades.


ESCORPIÃO: Envolvente, sensual e apaixonado entrega-se de corpo e alma quando quer conquistar, mas também é passional e gosta de controlar os passos do parceiro. O Floral Chicory lhe trará maior autoconfiança, sendo desnecessário pegar no pé da pessoa amada.
Mensagem: Amor incondicional de verdade, com respeito e solidariedade.


SAGITÁRIO: Agrimony é a essência floral de Sagitário. Para pessoas joviais, alegres e corajosas, que detestam conflitos e discussões. Elas escondem sua tristeza, medo e preocupações sob uma máscara de felicidade. Esta essência deixará mais claro o que acontece dentro de si.
Mensagem: O mundo conspira a seu favor quando você é verdadeiro consigo mesmo e com os outros.


CAPRICÓRNIO: Com seu foco quase 100% ligado a sua parte profissional não mede esforços para concretizar sucesso nesta área, Divertir-se? Descansar? Pra que? Então seu floral é o Mimulus que lhe ajudará a relaxar, descontrair-se e viver sem tantas cobranças.
Mensagem: Tenha coragem para enfrentar seus problemas com serenidade e tranqüilidade. Defenda-se e controle suas emoções, curtindo a vida.


AQUÁRIO: Totalmente ¨antenadas¨ com o futuro, com as novas tecnologias, com novas idéias e conceitos, muitas vezes não conseguem compreender o ritmo das pessoas a sua volta e irritam-se com quem não compartilha suas idéias. A Essência para você é Water Violet.
Mensagem: Incluir-se na humanidade permite amar, compartilhar conhecimentos e sonhos. Conquiste amigos verdadeiros, calma e sabedoria.


PEIXES: Delicados, sensível, têm uma grande preocupação com as questões da humanidade. A questão ¨pega¨ quando precisa cuidar de questões práticas, do dia-a-dia ou então quando precisa procurar soluções para seus próprios problemas, sente-se totalmente incapaz. Sendo assim, seu Floral é Rock Rose.
Mensagem: Passe a ter uma coragem firme, enfrente seus medos de maneira heróica, eleve seus ideais e expresse muita alegria.

A terapia através das essências florais tem quase 80 anos de existência.
Criados nos anos 30 pelo médico inglês Edward Bach, os Florais de Bach constituem 38 essências de flores que ajudam a cuidar das pressões emocionais do dia a dia. Cada floral é indicado para uma emoção específica. Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico comprovam que a saúde física e a saúde emocional estão relacionadas.

Os Florais de Bach são completamente naturais e podem ser utilizados por toda a família, ou até em plantas e animais, pois sua ação é suave. As essências foram separadas em 7 grupos de acordo com a sua atuação: medo, insegurança, falta de interesse no presente, solidão, hipersensibilidade a influências, desalento e desespero, preocupação excessiva com os outros.

Para usar, é simples. Primeiro você pode se guiar pela tabela de Florais de Bach para identificar que tipo de essência será utilizada. Depois, deve diluir 2 gotas da essência escolhida num copo com água. Tome em pequenos goles e intervalos regulares e repita conforme necessário.

Há ainda um tratamento emergencial para ajudar as pessoas a lidar com situações estressantes. Trata-se do Rescue, um relaxante que você pode usar a qualquer hora e em qualquer lugar. Caso você sinta que está chegando no limite, o floral ainda indica coisas simples para restaurar o equilíbrio e recuperar a calma interna onde quer que você esteja:
 
- Relaxe, respire fundo 10 vezes. Inale profundamente e exale lentamente.

- Exercite, aprenda algumas técnicas básicas de ioga ou simplesmente ande por 10 minutos.

- Sorria, pense em momentos felizes. É praticamente impossível continuar emburrado quando o sorrido e a risada liberam a produção das endorfinas estimuladoras do humor.

- Calma, deixe que a sua imaginação lhe leve a um lugar calmo e tranquilo onde se curta a paz, serenidade e beleza.

- Use sua hora de almoço, tire um tempo para si mesmo. Uma caminhada na praça, especialmente num dia ensolarado, pode operar milagres para seu humor. Vai lhe ajudar a trabalhar com maior eficiência na parte da tarde também.

- Escape, se você for capaz, afaste-se. Ao sair da situação estressante, você pode ter tempo de restaurar alguma perspectiva.

As gotas de Florais de Bach podem ser administradas puras, diretamente na língua ou, se preferir, você também pode passá-las nos lábios, atrás das orelhas, nas têmporas ou pulsos. Vale ressaltar, no entanto, que os florais não substituem o tratamento médico e nenhuma medicação indicada por ele.


O Dr. Bach foi um médico inglês que trabalhou como bacteriologista num hospital de Londres na criação e desenvolvimento de vacinas orais. Apesar dos seus êxitos ficou desiludido com a medicina ortodoxa, acabando por abandoná-la, indo morar numa floresta de Gales aonde viria a desenvolver o seu trabalho. A sua grande sensibilidade permitia-lhe sentir as energias transmitidas pelas flores através de um simples toque. Ele verificou que algumas plantas tinham a capacidade de anular os sentimentos e sensações negativas e assim criou aquilo que hoje se conhece como os Florais de Bach.

O Dr. Bach acreditava que toda a doença resultava de desarmonia entre os aspectos espirituais e mentais do ser humano e que essa desarmonia se devia a estados de ânimo conflitantes que produziam infelicidade, tortura mental, medo, cansaço, submissão, entre outros, que diminuíam a vitalidade do organismo e permitiam o aparecimento da doença. Por este motivo ele preparou remédios para tratar o estado de ânimo e de temperamento do paciente e não a sua doença física que é o resultado de falta de vitalidade do corpo e de conflitos mentais e emocionais.
Assim à medida que a pessoa voltasse a ser quem realmente era a sua vitalidade era aumentada e podia usar a sua própria força e paz interior para restaurar a sua saúde. Isto porque para o Dr. Bach a doença não é mais do que o resultado da maneira como a pessoa vê e aceita o mundo à sua volta.

ELE ENUMEROU AS BASES PARA A SUA PESQUISA COM OS FLORAIS:
1. A alma é o Eu real do homem: um ser divino, poderoso, filho do Criador de todas as coisas. O corpo é o templo terreno da alma e não passa do seu mínimo reflexo. A alma nos guia, protege e anima, para que tenhamos o máximo proveito das coisas.
2. Somos personalidades que têm como missão obter conhecimento e experiência. Devemos desenvolver as virtudes que nos faltam e superar nossos defeitos, avançando em direção à perfeição de nossa natureza. A alma escolhe ambientes e circunstâncias que nos ajudarão a cumprir este objetivo.
3. Nossa passagem pela terra é um breve instante no curso de nossa evolução. A alma é imortal e o corpo é transitório, um instrumento que usamos para criar uma obra de arte.
4. Quando nossa alma e nossa personalidade estão em harmonia, tudo é paz, alegria, felicidade e saúde. O conflito surge quando a personalidade segue um rumo diferente do traçado pela alma e é a principal causa da doença e da infelicidade.
5. O criador de tudo que existe é o Amor e tudo o que conhecemos é a manifestação desse amor, seja um seixo ou um planeta, um homem ou uma bactéria. Não é possível separar a manifestação do amor que a cria.

As Combinações de Florais

As 38 essências são divididas em sete grupos segundo os tipos de personalidade, mais o Rescue Remedy, que é uma combinação de cinco essências. Apresentados em frascos de 10 ml ou 20ml, de cor âmbar, que os preserva da luz, com um conta-gotas, as essências florais são preparadas pelo terapeuta.
Os florais podem ser combinados de acordo com a necessidade do paciente – o máximo são seis essências. O uso das essências diluídas é simples: basta pingar quatro gotinhas na língua, quatro vezes ao dia.
Além disso, há também o Rescue Remedy Cream, uma pomada para uso tópico que ajuda em problemas de pele, e o Rescue Remedy Spray, para uso via oral.

OS GRUPOS E SEUS ASPECTOS:

MEDO:

ROCK ROSE - Hellianthemum nummularium
Aspecto negativo: medo ao extremo, terror e pânico. Emergências graves.
Aspecto positivo: coragem heróica. Desprendido de si próprio.

MIMULUS - Mimulus guttatus
Aspecto negativo: medo e temores de coisas conhecidas, de doenças, dor, escuro, pobreza. Acanhamento e timidez.
Aspecto positivo: coragem de enfrentar todas as situações sem medo.

CHERRY PLUM - Prunus cerasífera
Aspecto negativo: descontrole mental, emocional ou físico. Medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo.
Aspecto positivo: controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.

ASPEN - Populus tremula
Aspecto negativo: medo vago e indefinido, medo do desconhecido, ansiedade, apreensão, maus pressentimentos e presságios.
Aspecto positivo: viver o novo como uma aventura e confiança no Divino.

RED CHESTNUT - Aesculus carnea
Aspecto negativo: preocupação ou medo que aconteça algo de ruim com seus seres queridos. Pensamentos desprotetor.
Aspecto positivo: Pensamento protetor e positivo em relação ao seres queridos.


INSEGURANÇA:

CERATO - Ceratostigma willmottiana
Aspecto negativo: dúvida de suas decisões, precisa de confirmação dos outros. Não confiança em sua voz interior.
Aspecto positivo: confia em sua intuição, na sua voz interior.

SCLERANTHUS - Scleranthus annuus
Aspecto negativo: indecisão, hesitação entre duas opções, vacilante, desequilíbio e oscilação de humor e sintomas.
Aspecto positivo: equilíbio, clareza de decisão acompanhada de ações.

GENTIAN - Gentiana amarella
Aspecto negativo: desanimado, facilmente desencorajado por uma causa, perdeu a fé. Dúvida pela perda da fé.
Aspecto positivo: otimismo e perseverança, confiança na Providência Divina.

GORSE - Ulex europaeus
Aspecto negativo: desânimo muito grande, perdeu a esperança. desistiu de lutar. Exemplo: "não adianta mesmo..."
Aspecto positivo: esperança, luta até o final.

HORNBEAM - Carpinus betulus
Aspecto negativo: insegurança em relação a sua energia para realizar trabalho e as obrigações, mas tem energia para o prazer. Preguiça.
Aspecto positivo: segurança e ânimo para realizar as obrigações, as tarefas do dia-a-dia, com prazer e satisfação.

WILD OAT - Bromus ramosus
Aspecto negativo: incerteza e insatisfação na escolha de uma vocação ou de um caminho, não sabe a direção de sua vida, se sente como um "peixe fora d'água", sem rumo de vida, perdido.
Aspecto positivo: vocação definida. Sabe o que quer da vida, dá direção, perseverança.


FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

CLEMATIS - Clematis vitalba
Aspecto negativo: sonhadores vivem sonhando com o futuro. Idealizam muito, mas tem dificuldade de concretizar suas idéias.
Aspecto positivo: interesse vivo em tudo, inspiração. "Pé no chão", concretiza seus ideais, criatividade.

HONEYSUCKLE - Lonicera caprifolium
Aspecto negativo: nostalgia vive preso às lembranças do passado, dos bons tempos. Saudades.
Aspecto positivo: capacidade de lembrar o passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude. Dá o entendimento das vivências mal resolvidas do passado.

WILD ROSE - Rosa canina
Aspecto negativo: apatia e resignação. Não se esforça por melhorar, nem luta por nada. Conformado com a vida, tanto faz viver ou morrer.
Aspecto positivo: vivo interesse nas coisas. Capacidade de gozar a vida. Participar da vida com vibração com luz, alegria.

OLIVE - Olea europaea
Aspecto negativo: exaustão, completo esgotamento físico e mental. Falta de energia vital.
Aspecto positivo: energia da vida e luta para enfrentar as dificuldades de nossa existência.

WHITE CHESTNUT - Aesculus hippocastanum
Aspecto negativo: mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes. Tormento mental.
Aspecto positivo: mente calma e tranquila, calma de pensamento.

MUSTARD - Sinapsis arvensis
Aspecto negativo: tristeza profunda, melancolia súbita sem explicação, que vem e vai sem sabermos o porquê.
Aspecto positivo: estabilidade, alegria, serenidade dentro do nosso coração.

CHESTNUT BUD - Aesculus hippocastanum
Aspecto negativo: não aprende com as experiências, repete sempre os mesmos erros.
Aspecto positivo: observa tudo ao seu redor. Aprende com as experiências da vida.


SOLIDÃO

WATER VIOLET - Hottonia palustris
Aspecto negativo: sério, reservado, fechado, não interfere nos assuntos alheios.
Aspecto positivo: alegre, consegue compartilhar seus conhecimentos e vivências, doando e participando da vida.

IMPATIENS - Impatiens glandulifera
Aspecto negativo: irritabilidade e impaciência com pessoas mais lentas, ansiedade e tensão mental. Rapidez no pensar e no agir.
Aspecto positivo: compreensão e paciência com os demais, ritmo harmônico.

HEATHER - Calluna vulgaris
Aspecto negativo: centrado em si mesmo, necessita contar seus problemas a todos. Detesta ficar só.
Aspecto positivo: consegue ser compreendido pelos outros, tem a comunicação clara e profunda.


HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDEIAS

AGRIMONY - Agrimonia eupatoria
Aspecto negativo: esconde uma tortura interna atrás de uma fachada de alegria. Não assume seus sentimentos.
Aspecto positivo: consegue ser verdadeiro e demonstra o que realmente sente. Alegria espontânea.

CENTAURY - Erythraea centaurium
Aspecto negativo: vontade e personalidade dominada por alguém ou algo, submisso a vontade do outro.
Aspecto positivo: Vontade forte e definida. Serve ao outro mas preserva a sua vontade própria.

WALNUT - Juglans régia
Aspecto negativo: dificuldade de se adaptar em períodos de transição e ou mudança como: puberdade, menopausa e divórcio. Sofre influências externas do presente e do passado.
Aspecto positivo: mantém a individualidade, não se afeta por opiniões ou influências. Rompe laços do passado.

HOLLY - Ilex aquifolium
Aspecto negativo: injustiçado pela vida sente ódio, raiva, vinga-se.
Aspecto positivo: vence as dificuldades aceitando-a e transformando-as com amor e dedicação.


DESALENTO E DESESPERO

LARCH - Larix decídua
Aspecto negativo: não confia em sua capacidade, antecipação e medo do fracasso, não se arrisca. Sentimento de inferioridade, se desvaloriza.
Aspecto positivo: confia em sua capacidade e desenvolve seus potenciais latentes.

PINE - Pinus sylvestris
Aspecto negativo: culpa e auto-reprovação por seus atos, fica se julgando por tudo e culpa-se por erros alheios.
Aspecto positivo: merecimento de ser feliz na existência, os erros são para o crescimento.

ELM - Ulmus procera
Aspecto negativo: entra em desespero pela sobrecarga de obrigações que a vida Ihe impõe, mas acredita em sua capacidade.
Aspecto positivo: assume sua responsabilidade, vendo saída de como lidar com sua sobrecarga de obrigações.

SWEET CHESTNUT - Castanea sativa
Aspecto negativo: angústia extrema, desolação, sentimento de ter chegado ao limite da resistência. Quando se busca a luz no fim do túnel, para a saída de seus sofrimentos.
Aspecto positivo: encontrar a saída do seu sofrimento para ser feliz, para se conectar com o Superior, O que tudo pode.

STAR OF BETHLEHEM - Ornithogalum umbellatum
Aspecto negativo: para os efeitos de perda ou choque físico, mental ou emocional. Necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas.
Aspecto positivo: corpo e mentes livres de tensão e resquícios de trauma, tem o consolo da alma.

WILLOW - Salix vitellina
Aspecto negativo: ressentimento, rancor, amargura. Sente-se injustiçado pela vida. Muita tristeza e negativismo.
Aspecto positivo: grande otimismo, positivismo, assume a responsabilidade por sua própria vida e felicidade.

OAK - Quercus robur
Aspecto negativo: normalmente forte e corajoso, um lutador, não se rende a doença ou adversidades. Só pensam em trabalhar e servir; esquecem-se do lazer e não respeitam seu limite.
Aspecto positivo: bravo "lutador", forte, respeita seus limites e realiza o seu trabalho de vida.

CRAB APPLE - Malus pumila
Aspecto negativo: sente-se sujo, na mente e no corpo, auto condenação, vergonha de si mesmo, não gosta de sua aparência.
Aspecto positivo: melhora a auto-estima, amor a si mesmo, sente purificado física e mentalmente.


PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS

CHICORY - Cichorium intybus
Aspecto negativo: possessividade em extremo, super protetor e egoísta; exige respeito e obediência. Cobra tudo o que faz pelo outros, ciúmes possessivos.
Aspecto positivo: totalmente desprendido de si mesmo em favor do bem-estar dos outros, amor incondicional, confia no sentimento do outro.

VERVAIN - Verbena officinalis
Aspecto negativo: excesso de entusiasmo, eufórico. Quer convencer todos das suas próprias idéias; fanático e luta por causas justas.
Aspecto positivo: entusiasmo verdadeiro, vibra o que acredita.

VINE - Vitis vinifera
Aspecto negativo: dominante, inflexível, ambicioso, caráter forte, impõe sua vontade.
Aspecto positivo: inteligente, líder compreensivo e forte; vê a saída em situações difíceis.


BEECH - Fagus sylvatica
Aspecto negativo: intolerante e crítico, arrogante, tendência a julgar tudo e todos; só vê o lado negativo do outro.
Aspecto positivo: perfeita tolerância em relação a tudo e a todos, vê o lado positivo dos outros.

ROCK WATER
Aspecto negativo: rigidez moral, auto-exigência muito grande, desejo de ser tomado como exemplo. Se nega e se reprime, rígido e austero consigo mesmo e até com os outros.
Aspecto positivo: vive em harmonia, perfeição, a vida flui e é mais leve, sem cobranças, com a mente aberta.

SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

RESCUE REMEDY
É o floral do socorro e do resgate. Socorro em situações de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, mentais, resgate do equilíbrio da nossa energia, deslocada por algum trauma energético. Tudo que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético: um susto, más notícias, acidentes que envolvam ou não perda de consciência, enfim, situações que exijam providências imediatas; nestas condições, os elementos sutis do nosso corpo tendem a se deslocar do orgânico. O Rescue Remedy impede a desintegração do sistema energético ou o faz voltar logo ao normal. É o floral mais usado, é aquele que devemos ter sempre conosco para um socorro, quando necessário. O Rescue é portanto, o "floral para todas as situações" porém, não substitui os cuidados médicos.
1. EM QUEIMADURAS
O Rescue é muito importante para o trauma causado pelo calor. Bom para fazer compressas com água ou mesmo com soro fisiológico para hidratação da pele. E depois se pode usar o creme Rescue para terminar a cicatrização, mantendo o Rescue por via oral durante vários dias.
2. AÇÃO CICATRIZANTE
Em cirurgias: é muito bom usar no pré-operatório, de 3 a sete dias antes. E no pós-cirúrgico até terminar o processo, dependendo da cirurgia. Em fraturas ósseas: melhora o inchaço local e facilita o processo de calcificação óssea.
3. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Na gravidez é uma das essências mais usadas para lidar com a ansiedade, enjôo, dar equilíbrio e limpar os medos. Para as mulheres que sofrem aborto espontâneo ou provocado.
Nas cólicas menstruais, o Rescue sempre ajuda a melhorar a dor, inchaço e a retenção hídrica.
4. EM ODONTOLOGIA
Muito útil para o paciente que tem pânico de ir ao dentista, tomar na véspera e no dia. Durante a cirurgia, ir pingando Rescue "Stock" na boca para diminuir o sangramento e ajudar na cicatrização.

RESCUE CREAM
O Rescue™ Cream é uma pomada para recuperar a pele em casos de cicatrização, hematomas, escoriações e também para não deixar marcas de queimaduras, em casos de alergias da pele, usar com critério médico. O original contém o Crab Apple em sua mistura além das cinco flores do Rescue™.

COMO USAR AS ESSÊNCIAS FLORAIS:

Os florais já em solução de uso, prontos para o consumo, podem ser encontrados em frascos com conta gotas, em sprays de uso oral, em sprays de uso ambiental, em cremes assim como em óleos de massagem.
Como as essências florais não atuam diretamente na bioquímica do corpo físico, e sim em nossa dimensão emocional, etérica, mental, e/ou espiritual, seu efeito pode ser igualmente percebido e eficaz tanto na aplicação oral como tópica.


USO DOS FLORAIS – ASPECTOS IMPORTANTES

Ritmo:
A repetição e o ritmo são importantes quando se usa essências florais para que as camadas de bloqueio à plena expressão dos seus mais elevados potenciais sejam pouco a pouco dissolvidas.

Para Situações de curto prazo:
Os florais podem ser utilizados de forma pontual, durante a ocorrência de uma circunstância onde você necessite de ajuda específica para lidar com situações de vida especialmente desafiantes e neste caso você usa o seu floral por um curto período, apenas durante tal ocorrência.

Para transformação de atitudes, crenças, hábitos:
Para um trabalho de transformação interior mais profundo, sugerimos que você use um mesmo floral ou uma mesma fórmula floral pelo período de um mês antes de fazer uma auto-avaliação para escolher suas próximas essências.


FORMAS DE USAR OS FLORAIS

Florais para aplicação oral:
Em gotas – A indicação básica mais comum é tomar 4 gotas do seu floral 4 vezes ao dia. Alguns produtores de essências florais sugerem também o consumo de 7 gotas pela manhã e 7 gotas ao final do dia.
Em spray – Aplicar 3 vezes diretamente na boca, 4 vezes ao dia.

Florais para aplicação tópica:
Em creme – Aplicar o creme já com florais no corpo 1 ou 2 vezes ao dia.
Em óleos de massagem – Massagear o corpo aplicando o óleo de massagem já misturado com os florais uma ou duas vezes ao dia.
Em spray ambiental – Borrifar seu ambiente ou a área ao redor de seu corpo com as essências florais 2 vezes ao dia. Você pode, se quiser, adicionar uma ou duas gotas de óleos essenciais puros ao seu spray de florais.
Lembre-se sempre destas palavras do Dr Bach:
Esta não a cura do “vocês não devem”, e sim a do “sejam abençoados”.


COMO PERCEBER O EFEITO DOS FLORAIS QUE VOCÊ ESTÁ USANDO

Faça um diário durante o período em que estiver usando florais. Anote suas reflexões, insights, sentimentos e emoções em relação às situações recorrentes na sua vida (principalmente as mais desafiantes), atitudes (tanto as novas como as atitudes que continuam a se repetir), novas idéias e desejos.
Compre um caderno especialmente para tomar nota dos seus sonhos e deixe-o ao lado da sua cama para fazer as anotações logo ao acordar
Ouça o que seus familiares e amigos estão dizendo sobre as mudanças para melhor que percebem em você. Por exemplo: “você parece bem mais calmo”; “você está mais bonita”; “o que você fez de diferente, está mudada!”, etc


AS ESSÊNCIAS SÃO PREPARADAS ATUALMENTE DE TRÊS FORMAS:

MÉTODO SOLAR
Este método é aplicado somente às flores que florescem na primavera e verão. Quando estão no ápice de do seu desenvolvimento, são recolhidas algumas flores ou pétalas em perfeito estado e são colocadas em recipientes de cristal com água natural – fonte natural ainda não manipulada pelo homem – expondo esse recipiente à incidência do Sol no local próximo onde a planta foi colhida, no período da manhã por aproximadamente 3 a 4 horas. Após, a água é coada e acrescenta-se a mesma quantidade de álcool – conservante.

MÉTODO BOILING OU FERVURA
Este método é aplicado para as plantas que florescem no outono e no inverno. Em uma vasilha de vidro temperado ou esmaltada coloca-se água natural – fonte natural ainda não manipulada pelo homem – juntamente com as flores, galhos e folhas que foram retiradas cuidadosamente submetendo-as a fervura. Da mesma forma que no Método Solar, coa-se a água e acrescenta-se o conservante.

MÉTODO LUNAR
As plantas utilizadas aqui, geralmente são as plantas cuja florescência acontece durante a noite. Assim procede-se nos mesmos métodos anteriores, porém essas plantas também são expostas a luz Lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário