quinta-feira, 26 de maio de 2011

A PRECE NOSSA DE CADA DIA

 

"Será inútil dizer
"Pai Nosso"
se em minha vida não ajo  como filho de Deus,
fechando meu coração ao amor.

Será inútil dizer
"que estais nos céus"
se os meus valores são representados pelos bens da Terra.

Será inútil dizer
"santificado seja o vosso nome"
se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.

Será inútil dizer
"venha a nós o vosso reino"
se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.

Será inútil dizer
"seja feita a vossa vontade aqui na Terra como no céu"
se no fundo desejo mesmo é que todas as minhas vontades se realizem.

Será inútil dizer
"o pão nosso de cada dia nos dai hoje"
se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome.

Será inútil dizer
"perdoai as nossas dívidas,
assim como nós perdoamos aos nossos devedores"
se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar
aos que atravessam o meu caminho.

Será inútil dizer
"e não nos deixais cair em tentação"
se escolho sempre o caminho mais fácil,
que nem sempre é o caminho de Deus.

Será inútil dizer
"livrai-nos do mal"
se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais,
e se tudo o que é proibido me seduz.

Será inútil dizer
"Amém"
porque sabendo que sou assim, continuo me omitindo
e nada faço para me modificar."

Edmilson Duarte Rocha 


Deus sempre recebe nossas orações. Por mais auto-suficiente que pense ser a criatura humana a prece, quando feita com fé, amor, fervor e sinceridade, é acolhida por nosso Pai com carinho. É a comunicação que dispomos para "falar com Deus". Assim, por intermédio da oração, louvamos, pedimos e agradecemos Àquele que nos criou.


Nos momentos de aflições pelos quais passamos, recorremos à conversa íntima e sincera com Deus. Por quantas e tantas vezes em minha vida, necessitei da prece para sentir-me mais segura e junto de Deus. Por outras tantas vezes, me vi pedindo perdão a Êle, pois não havia agido como deveria, embora se saiba que, somente se é perdoado quando há mudanças em nosso modo de agir e, quando conscientemente, chegamos à esta conclusão  começando a proceder diferentemente de até então.

O mundo material em que fazemos nossa trajetória é cheio de percalços, de lutas inglórias, de dificuldades, de perigos e tentações. Por ser ainda um planeta de provas e expiações, é natural que isso ocorra para que sejamos levados a lutar para alcançarmos graus mais elevados em nossa evolução espiritual.

Dessa forma, não devemos lastimarmo-nos pelas dificuldades que encontramos para vencer as barreiras de nossas próprias imperfeições. Devemos lembrar-nos que somos espíritos que vêm de longas jornadas, trazendo na bagagem erros milenares que precisam ser corrigidos. Devido a essas faltas, carreamos muitos inimigos que hoje podem estar nos cobrando estas dívidas contraídas no passado.

Na verdade, devemos lembrar-nos também, que nossos piores inimigos são aqueles que carregamos dentro de nós mesmos. Estes, embora não os vendo e não os percebendo de imediato, acarretam muitos desequilíbrios em nossa alma. São estas, na realidade, nossas imperfeições.  Por isso, disse Jesus: "Orai e vigiai para não cairdes em tentação".

Precisamos vigiar nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Libertarmo-nos do orgulho e do egoísmo, verdadeiros monstros que nos impedem o avanço na escala evolutiva de nosso espírito. Nas tentações, devemos orar com fervor, analisando os sentimentos e auscultando o mais íntimo de nosso ser, a fim de observar a forma como estamos agindo.

Nesses momentos, quando as duras provações nos testam o crescimento interior, busquemos na oração a sustentação e a fonte abençoada para o alívio de nossos males. Assim, recolhidos e humildes, peçamos a Deus a superação de nossas fraquezas, o crescimento de nossas forças e coragem para tudo suportar, sem esmorecer. Que abramos nosso coração e oremos com nossas próprias palavras com o mais profundo dos sentimentos, externando o que se passa em nossa alma.

Façamos, além da prece, a transformação de nosssas orações em atos de caridade para com nossos irmãos, amparando, socorrendo, aliviando também as cruzes que tantos carregam, lembrando-nos sempre de que Deus não coloca em nossos ombros um peso tão grande que não possamos suportar.

Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário