domingo, 22 de maio de 2011

Mãe da Eterna Felicidade - Amma



Seu nome em sânscrito é Sri Mata Amritanandamayi Devi, que significa “Mãe da Eterna Felicidade”, sendo também carinhosamente chamada por seus devotos simplesmente de Amma ou Mãe.

Em sua trajetória de vida encontramos alguns fatos inusitados. Nascida em 1953 em uma pequena vila de pescadores no sul da Índia, com apenas seis meses de idade Amma começou a falar e a andar. Com cinco anos ela começou a compor músicas devocionais para Sri Krishna, permeadas por profundo amor e devoção ao Senhor. Assim, começou a ficar conhecida em sua vila através das canções e melodiosa voz. Quando tinha nove anos sua mãe adoeceu e Amma então assumiu todos os afazeres da casa, cozinhando, atendendo os animais, lavando a roupa da família, limpando a casa e assim por diante. Qualquer tempo livre que encontrava, ela entrava em meditação e cantava para o Senhor Krishna. A partir deste momento, começou a ter muitas visões divinas e a experienciar o samadhi, um estado profundo de êxtase meditativo. Com dezessete anos, este estado se tornou mais intenso e se transformou em uma conexão permanente com o Divino.

Nessa época, iniciou uma época de muita austeridade, culminando com o aparecimento da Mãe Divina. Um dia ela ouviu uma voz interior dizendo: “Minha filha, você não veio para este mundo somente para viver a bem-aventurança do Ser, mas também para confortar o sofrimento da humanidade. De agora em diante, reverencie a Mim no coração de todos os seres, aliviando-os do sofrimento desta existência mundana.”

A partir dali, Amma tem dedicado todos os momentos de sua vida para o bem da humanidade. Todos os dias milhares de pessoas a procuram para receber o seu amor, sua condução e suas bênçãos, ou somente para contemplá-la.

O alcance de seu trabalho tem duas formas principais: primeiro, os programas de darshan, que nos envolvem individualmente com seu abraço e, segundo, sua obra de caridade, que busca melhorar a vida das pessoas através de uma forma mais ampla. Ensinando com seu próprio exemplo de vida, Amma combina a ampla consciência espiritual com a prática de serviços sociais. Suas atividades humanitárias incluem iniciativas ecológicas, programas educacionais e vocacionais, alimentação gratuita, assistência médica, habitação popular, renda para mulheres necessitadas e portadores de deficiência, passando também pela realização de atividades intensas de assistência às vitimas do terremoto em Gujarat, aos moradores atingidos pelas enchentes em Mumbai e às vítimas do tsunami.

Amma afirma não pertencer a qualquer religião formal e prefere dizer que sua religião é o Amor. Ela explica:

“Somos todos pérolas unidas por um mesmo cordão de amor. O verdadeiro propósito da vida humana é despertar esta união e difundir o amor, que é a nossa natureza inerente. Na verdade, o amor é a única religião que pode ajudar a humanidade a se erguer até alturas elevadas e gloriosas.”

Ela considera todas as religiões meios legítimos para realizar o Amor único que brilha em todas as tradições. Sequer pede às pessoas que acreditem em Deus, mas sim que investiguem sua própria natureza, afirmando:

“Minhas crianças, a Mãe não diz que vocês devem acreditar na Mãe ou em Deus no paraíso. É o suficiente acreditar em vocês mesmos. Tudo está dentro de vocês.”


Na visita ao Brasil, ela abraçou mais de 30.000 pessoas. Sua bênção é indescritível em palavras. Uma paz interior profunda se manifesta, algumas pessoas choram, outras entram em meditação. Perceber Professor Hermógenes profundamente emocionado pelo acolhimento da Mãe Divina foi inspirador também. Com certeza, sua presença em nosso país reverberou pelo coração de todos que aqui vivem.

“Uma”, profunda devota indiana de Amma, afirma: “Amma conhece a mente de todos, conhece o universo inteiro...

Se um dia você for abraçá-la, é porque ela te escolheu.”

Amma e suas obras assistenciais

Amma é mais conhecida pelo seu trabalho assistencial. Criadora da maior obra social do planeta, sua Fundação Mata Amritanandamayi Math foi reconhecida pela ONU como a “única organização não-governamental capaz de promover, em larga escala, um esforço humanitário completo”.

A Fundação mantém uma imensa rede de atendimento gratuito em hospitais, clínicas, orfanatos, farmácias ambulantes, asilos e creches, entre outros serviços e programas de combate à pobreza. Além disso, também contempla universidades, centros de pesquisa e formação acadêmica e projetos de conservação ambiental.

Todas as instituições criadas em nome de Amma são mantidas através de doações, vendas de produtos e trabalho voluntário de milhares de pessoas.
Mais informações: http://www.ammabrasil.org

Ensinamentos de Amma

Há amor e Amor. Você ama sua família, mas não ama seu vizinho. Você ama seu filho ou filha, mas não ama todas as crianças. Você ama seu pai e mãe, mas não ama a todos da mesma maneira. Você ama sua religião, mas não ama todas as religiões. Você pode até não gostar de outras fés. Da mesma forma, você tem amor por seu país, mas não ama todos os países e, talvez, sinta animosidade em relação a diferentes povos. Portanto, esse não é o Amor real; é apenas amor limitado. A transformação desse amor limitado em Amor Divino é o objetivo da espiritualidade.

Na plenitude do Amor, brota a bela e perfumada flor da compaixão. Quando as obstruções do ego, o medo e o sentimento de 'outro' desaparecem, você não pode fazer nada, a não ser Amar. Você não espera retorno por seu amor. Você não se importa em receber nada, você simplesmente flui. Quem quer que venha ao rio do Amor será banhado nele, seja a pessoa saudável ou doente, homem ou mulher, rica ou pobre. Qualquer um pode tomar quantos banhos desejar no rio do Amor. O rio do Amor não se importa se a pessoa se banha nele ou não. Se alguém o critica ou insulta, o rio do Amor não percebe. Ele simplesmente flui. Quando esse Amor transborda e é expresso em cada palavra ou ato, chamamo-lo de Compaixão.

Esse é o objetivo da religião. “Uma pessoa que está repleta de Amor e Compaixão compreendeu os verdadeiros princípios da religião.”

Ensinamentos

Eterna Verdade


"É nosso dever transmitir a gloriosa experiência dos santos e sábios do mundo. É muito importante que respeitemos os sentimentos e as fés das pessoas de outras religiões. Mas, ao mesmo tempo, devemos também deixar o mundo saber que o Sanatana Dharma (Eterna Verdade) não está confinado a certos indivíduos; é puramente uma experiência subjetiva de grande importância para todo ser humano. Todo mundo é uma personificação dessa grande Verdade.

O Sanatana Dharma não pertence a nenhuma classe, credo ou seita. O mundo deve saber disso. Realmente, o Sanatana Dharma é uma grande fonte de energia e inspiração para toda a humanidade. Como tal, seus seguidores devem trabalhar constantemente pela paz e harmonia do mundo. Então, apenas o sankalpa (resolução) dos Rishis (sábios) se tornará uma realidade. Uma vez que a pessoa entenda o significado da religião, ela não irá mais seguir falsos líderes religiosos. Não irá seguir os conselhos de tal pessoa porque saberá que somente aquele que ultrapassou o ego poderá guiá-la."

Vida

"Ver e sentir vida em tudo - isso é Amor. Quando o Amor preenche o coração, a pessoa vê a vida pulsar por toda e em toda a criação. "A vida é Amor" - essa é a lição que ensina a religião. A vida está aqui. A vida está ali. A vida está em toda parte. Não há nada além da vida. Assim, o Amor também está em toda parte. Onde há vida, há Amor e vice-versa. A vida e o Amor não são dois, são um. Mas a ignorância de sua unidade prevalecerá até chegar a Realização. Até lá, a diferença entre o intelecto e o coração continuará a existir. O intelecto sozinho não é suficiente. Para se atingir a Perfeição, para se alcançar a totalidade da vida, é necessário ter um coração repleto de Amor e compaixão. Chegar a conhecer essa verdade é o único propósito da religião e das práticas religiosas."

Compaixão

"Uma pessoa compadecida não vê os erros dos outros. Ela não vê as fraquezas das pessoas. Ela não faz distinção entre as pessoas boas e más. Quando alguém está repleto de Amor e compaixão, essa pessoa não pode traçar uma linha entre países, fés e religiões. Ela não tem ego. Assim, não há medo, cobiça ou paixão. Ela simplesmente perdoa e esquece. Compaixão é como uma passagem. Tudo passa por ela. Nada pode ficar ali, porque onde há Amor genuíno e compaixão, não há apego. Compaixão é Amor expressado em sua totalidade."

Amor

"Há amor e Amor. Você ama sua família, mas não ama seu vizinho. Você ama seu filho ou filha, mas não ama todas as crianças. Você ama seu pai e mãe, mas não ama a todos da mesma maneira. Você ama sua religião, mas não ama todas as religiões. Você pode até não gostar de outras fés. Da mesma forma, você tem amor por seu país, mas não ama todos os países e, talvez, sinta animosidade em relação a diferentes povos. Portanto, esse não é o Amor real; é apenas amor limitado. A transformação desse amor limitado em Amor Divino é o objetivo da espiritualidade.

Na plenitude do Amor, brota a bela e perfumada flor da compaixão. Quando as obstruções do ego, o medo e o sentimento de 'outro' desaparecem, você não pode fazer nada, a não ser Amar. Você não espera retorno por seu amor. Você não se importa em receber nada; você simplesmente flui. Quem quer que venha ao rio do Amor será banhado nele, seja a pessoa saudável ou doente, homem ou mulher, rica ou pobre. Qualquer um pode tomar quantos banhos desejar no rio do Amor. O rio do Amor não se importa se a pessoa se banha nele ou não. Se alguém o critica ou insulta, o rio do Amor não percebe. Ele simplesmente flui. Quando esse Amor transborda e é expresso em cada palavra ou ato, chamamo-lo de compaixão. Esse é o objetivo da religião. Uma pessoa que está repleta de Amor e compaixão compreendeu os verdadeiros princípios da religião."

Fonte: http://beija-flor.org/site/modules/news/ e http://www.ammabrasil.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário